A confusão entre o que é uma Marca, uma Identidade Visual ou uma Logomarca é bastante comum quando se está começando a empreender. Por isso, preparei este artigo para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas de uma vez por todas.
O que é uma Marca?
Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Marca é um sinal distintivo que tem como principal função identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Philip Kotler que é mundialmente considerado o pai do Marketing, define uma Marca como um nome, termo, símbolo (ou combinação de símbolos) que identifica o vendedor do produto.
Logo, Logotipo ou Logomarca?
Logomarca e Logotipo são duas variação de Logo, e ambos são elementos que fazem parte de uma identidade visual! A grande maioria dos logos são formados por um texto e um desenho.
Logotipo é representando pelo nome da Marca estilizado enquanto a Logomarca é o desenho ou símbolo que representa uma empresa.
Preciso ressaltar que a palavra Logomarca é uma junção de Logo+Marca. “Logos” vem do grego e significa; significado, conceito, enquanto a palavra Marca tem origem germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido, por isso Logomarca não é um termo muito usado no mundo publicitário.
O que é uma Identidade Visual?
Uma Identidade Visual é composta por um grupo de elementos gráficos e visuais que representam uma Maca como; Logotipo, Simbolo, ícones, cores, tipografia, ilustrações, padrão visual, jingles e vinhetas, mascotes, banners, flyer e outros.
O objetivo de uma Identidade Visual é tangibilizar, mostrar de uma forma visual e palpável, o proposito e os valores de uma Marca, de forma que ela seja facilmente reconhecida pelos clientes e facilmente diferenciada dos seus concorrentes. Uma Identidade Visual não só facilita o reconhecimento de uma empresa como também aumenta a percepção de valor de uma Marca, subjetivamente ela gera sentimentos de identificação, confiança, pertencimento e engajamento.
Agora que você já compreende as diferenças entre Marca, Logo e Identidade Visual, está na hora de repensar como a sua empresa é vista e percebida pelos seus clientes. Sua Marca já possue Identidade Visual? A sua Identidade Visual consegue transmitir todos os valores e diferenciais da sua empresa? Se a resposta para todas essas perguntas for Não, está na hora de dá aquela repaginada no visual.
Nossa agência já ajudou vários empreendedores, pequenas e medias empresas a se posicionarem no mercado através da construção de uma Identidade Visual, entre em contato com a nossa agência e descubra como podemos criar uma identidade visual única e impactante para o seu negócio.