Brand Persona: A Personificação De Marca

Lu do magalu, Cb das Casas Bahia e Pin do Pontofri

Brand Persona ou personificação de marca é uma estratégia baseada na criação de personagens com os valores da sua empresa.

A estruturação de uma forma de linguagem da marca, como se ela representasse uma pessoa única, com personalidade, posicionamentos e forma de se comunicar. 

Com a definição da Brand Persona, a sua empresa passa a se relacionar com o seu público de forma mais humana, real e natural.

Como disse Philip Kotler em seu livro marketing 3.0, as marcas precisam desenvolver um DNA autêntico para conseguirem estabelecer uma conexão com as pessoas, e esse DNA refletirá a identidade da marca nas mídias sociais

As redes sociais foram criadas com o objetivo de conectar pessoas, e se as marcas forem  utilizá-las como ferramenta para alcançar novos clientes precisaram se esforçar para se conectar não só com a mente, mas com o coração das pessoas. 

Pontos principais da Brand Persona

  • Missão

A missão é a base para definir a Brand persona! Determinar a missão da sua marca, declarar a razão da sua empresa existir.

Você consegue definir a missão da sua empresa respondendo 03 perguntas básicas.

Pergunta 01 – o que a sua empresa faz?

Pergunta 02 – Como ela faz?

Pergunta 03 – Pra quem ela faz?

A parti das respostas dessas perguntas você conseguirá definir “o porquê” da sua empresa existir e poderá usá-lo como norte para traçar metas e objetivos.

  • Pilares

São termos, palavras-chave! Essas palavras vão ajudar na definição de personalidade da sua Brand Persona.

Exemplos: Jovem, Moderna, Tradicional, Familiar, Sonhadora, Alegre, Popular entre outras.

Os pilares definidos devem sempre estar em sintonia com as ações da empresa, e devem ser considerados em todas as estratégias de marketing, seja na criação da logo, na elaboração de conteúdos relevantes, nas embalagens dos produtos, na comunicação e no posicionamento da empresa.

  • Essência da Marca 

O que diferencia a sua empresa das demais? O que faz a sua empresa ser única no meio de tantas outras que existem no mercado? O que o seu cliente lembra quando fala da sua empresa?

Se fosse preciso responder essas três perguntas em 03 palavras quais seriam? As palavras que você escolher servirão para definir a essência da sua empresa! 

Todas as pessoas têm algo que as diferenciam unas das outras, com as marcas funcionam da mesma forma, esse diferencial da sua empresa é o que a faz única entre todas as outras! 

Exemplos de Brand Persona 

  • Pessoa real 

Se a sua empresa atua na área de estética, beleza, artística e se você utiliza o seu próprio nome como marca, a Brand Persona da sua empresa pode ser você mesmo! 

Mesmo que trabalhe com outras pessoas, a forma de comunicação e a personalidade da sua empresa pode ser um espelho da sua. 

  • Personagem

Mais se você não quer associar seu nome a sua empresa por alguma razão, a Brand Persona da sua Marca pode ser representado por um personagem! (Avatar ou mascote)

Mesmo que a personalidade desse personagem seja um reflexo da sua, você não terá seu nome associado explicitamente a Marca! Existem várias empresas que usam personagens ou mascotes para se comunicarem como, por exemplo, Casas Bahia com o CB, Magazine Luíza com a Magalu, Ponto Frio com o pinguim Pin.

Atenção! 

A sua empresa não precisa ter você como referência para a Brand Persona, ou um personagem animado! 

O princípio da estratégia de Brand persona é a estruturação de uma forma de linguagem da marca que possibilite que uma empresa possa se relacionar como uma pessoa! Essa linguagem pode representada de muitas formas, através da identidade visual, sons ou até mesmo pela escrita.

A Netflix é o maior exemplo que tenho para te mostrar hoje!

 

A marca se posiciona nas redes sociais com uma Brand Persona feminina, sem fazer a utilização de personagem!

Marcas podem ser empresas ou pessoas! Mais o foco sempre vai ser as pessoas, e nunca esqueça que pessoas só podem se relacionam com outras

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *